No âmbito das celebrações do primeiro Centenário do Nascimento do Beato Francisco Marto (Francisco Marto nasceu em 11 de Junho de 1908), e por iniciativa do reitor Monsenhor Luciano Guerra, o Santuário de Fátima realizou, entre os dias 24 e 26 de Abril de 2009, um Congresso, intitulado “Seminários: da memória à profecia”, para refletir sobre a influência exercida por esta Instituição na vida pessoal e familiar, profissional e social de quantos por lá passaram. Este congresso teve ainda a colaboração das Associações de Antigos Alunos dos Seminários Diocesanos e Religiosos,
Nas palavras da Comissão Organizadora, o Congresso visa “reflectir sobre a influência exercida por esta Instituição na vida pessoal e familiar, profissional e social de quantos por lá passaram”.
Neste sentido, para além das vertentes cultural e de convívio e dos momentos de oração que o congresso visou proporcionar aos participantes, propôs-se à reflexão de várias temáticas, algumas relacionadas com o desenvolvimento e o papel dos seminários e outras sobre as opções de vida e sobre a vocação. Houve ainda lugar para a análise ao papel dos seminários na formação de cidadãos e, no último dia, o único conferencista deste Congresso que não frequentou o seminário, Bagão Felix, apresentou a conferência “Valores cristãos para a sociedade e para o mundo”.
Este congresso teve por certo ser muito bom tomar consciência de que a marca do valor que se encontra nos homens formados ao jeito do Evangelho e a viver nos mais diversos e destacados ambientes, poderá continuar a impregnar a sociedade carente, que cada vez mais exaltava atitudes comportamentais “sem consensos éticos básicos e minada pela cultura do vazio de ideais e de valores”.
Não há ainda uma perceção exata do “como” concretizar esta ideia, mas apenas a certeza de que “o caminho se faz caminhando”.