Teve lugar no passado fim-de-semana (20 – 21 de Abril) a 3.ª Atividade Cultural da UASP. O número dos antigos alunos e seus familiares que tomaram parte rondou as quatro dezenas.
A iniciativa fazia parte do planeamento aprovado para este ano. Coube à LASE (Liga dos Antigos Seminaristas de Évora) a responsabilidade da sua concretização. Que organização! Que sucesso!
A cidade de Évora, cujo Centro Histórico vem de celebrar os 25 anos como Património Cultural da Humanidade, acolheu os visitantes. O coração da cidade (Seminário Diocesano, Sé, Museu de Arte Sacra, Igreja de S. Francisco e Capela dos ossos, …), prendeu a atenção de todos. Poucos seriam os que não conheciam os monumentos, mas a competente e brilhante exposição de quem orientava a deslocação proporcionou uma significativa e abrangente visão histórica.
Já no Domingo, a atenção centrou-se “extra muros”: cruzeiro na albufeira do Alqueva, aldeia histórica de Monsaraz, adega do Esporão, … Se no dia anterior tudo remeteu para o sentir religioso e espiritual de quem viveu naquele local único, agora era a fruição da inebriante paisagem, quer na albufeira quer em Monsaraz. Que lufada de ar e Paz interior transmitida pelas terras planas e sem fim, outrora cobertas pelo mar!
De facto, as conclusões do Fórum de Lamego (Setembro de 2012) apelam para a promoção de eventos culturais entre as Associadas da UASP, de modo a fomentar o convívio que, ao mesmo tempo que dão visibilidade ao trabalho das Associações, provoquem a interligação e a partilha de experiências e redescubram o potencial adormecido entre os antigos alunos, privilegiando sempre a qualidade.
Foi o que aconteceu: entre as várias opções possíveis, o brioso e empenhado grupo da LASE esmerou-se e ofereceu um fim-de-semana com requinte.
Dias de plena Satisfação e de genuína Alegria. E quem não participou, quererá perder uma próxima oportunidade?
David Francisco
Olá, caros amigos, as minhas saudações franciscanas de Paz e Bem
Já tive o ensejo de felicitar o David Francisco pela sua reportagem oportuna. Quero também dar os parabéns à LASE pela organização e à direcção da UASP pelo cumprimento do plano apresentado para 2013, promovendo a actividade cultural na sequência do retiro espiritual. Graças à bondade de Deus e ao trabalho dos homens, um fim de semana abençoado também pelo sol, tornando mais visível a cidade de Évora monumental e a bela paisagem alentejana Depois de ler o texto e ver as fotos e o vídeo, digo, felizes os que puderam participar e lembro-me da canção: “….não sei o que tenho em Évora que de Évora me estou lembrando….”
Abraço amigo e fraterno
Alfredo
De facto, vivemos, entre a contemplação da arte e da paisagem, momentos muito bons!
Obrigado pelas suas palavras.
P. Armindo