“(…) Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos em Roma, nos anos de 1984 e 1985, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual, que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos, com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.
O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Durante a JMJ, acontecem eventos, como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas. A primeira edição foi realizada em Roma, em 1986. Na edição de 1995, em Manila, Filipinas, o evento reuniu cerca de 4 milhões de pessoas, uma das maiores concentrações de católicos da história. A JMJ de 2013, realizada no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens, sendo a segunda maior concentração de jovens da história deste evento.
É um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.”(Continua)
VER MAIS em Boletim nº 206 – Janeiro a Março de 2023