ENCONTRO NACIONAL DOS ANTIGOS ALUNOS
Cumprindo a tradição os antigos alunos franciscanos realizaram, no último sábado de Maio, o seu encontro anual, no então Colégio de Montariol-Braga, primeira casa de formação no longo percurso trilhado pelos candidatos ao sacerdócio na OFM. É pela saudade, amizade e gratidão e, ainda, pela feliz oportunidade de reencontrarmos na fraternidade do Convento de Montariol alguns dos professores e prefeitos de várias gerações que aqui regressamos….
Após o acolhimento amigo e fraterno seguiu-se a Eucaristia, na Igreja conventual, presidida pelo Vigário Provincial e assistente espiritual da nossa Associação, padre Domingos Martins, e concelebrada pelos padres Sousa Araújo e Daniel Teixeira, guardião do Convento. Nesta Igreja de São Boaventura, então crianças, adolescentes e jovens, rezámos e cantámos e, agora, com forte emoção e elevado fervor, voltámos a rezar e a cantar….Depois, no grande auditório, o padre Sousa Araújo, investigador, desenvolveu o tema de reflexão, escolhido para este encontro, relacionado com os oito séculos de presença Franciscana em Portugal e que a Província Portuguesa está a comemorar com a promoção de alguns congressos. O conferencista acentuou, sobretudo, a presença dos franciscanos em Tuy-Vilarinho (Galiza) e em Braga, nos tempos mais difíceis do Liberalismo e da República.
O presidente da direcção da nossa Associação apresentou um pequeno relatório acerca das actividades desenvolvidas ao longo do ano, dando também informações sobre a UASP, mormente, da missão a realizar, em Julho do ano em curso, a São Tomé e Príncipe. Neste sentido, apresentou com o David Francisco, nosso representante permanente na UASP, o livro sobre a criação desta União de Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses cujo produto da venda reverte a favor dos seminaristas da diocese de São Tomé e Príncipe, apoiando a sua formação.
A sessão foi iniciada pelo presidente da Assembleia Geral da Associação dos antigos alunos franciscanos que também a encerrou com os merecidos agradecimentos à Província Franciscana Portuguesa e à Fraternidade do Convento de Montariol. O padre Provincial, Frei Armindo de Carvalho, ausente em Cabo Verde, para participar na ordenação sacerdotal de um irmão franciscano, enviou previamente uma mensagem de grande estima pelos antigos alunos.
Seguiu-se o almoço de confraternização no mesmo refeitório que nos acolheu durante longos anos. A tarde foi livre para os 100 participantes, antigos alunos e familiares de várias gerações. Destaco, com imensa alegria, a participação activa, nos seus 90 anos, de um fundador da nossa Associação, nascida em Agosto de 1955….
Ainda sobrou tempo para alguns “atletas” matar saudades dos jogos realizados nos “ campos dos pequenos e dos grandes”, no “ring” de hóquei em patins e dos passeios pela frondosa mata de árvores centenárias, guardando histórias e segredos de todos nós!… Renovados os agradecimentos e feitas as despedidas, cada um regressou feliz às suas terras, invocando São Francisco de Assis e com ele agradecendo este dia mais longo ao “Mui Alto, Omnipotente e Bom Senhor….
Alfredo Monteiro