A Associação dos Amigos de Famalicão, presidida pelo ilustre clínico Dr. Almeida Pinto, entendeu homenagear três personalidades do Concelho. Uma delas, o Dr. Amílcar Mesquita, foi o 1º Presidente da Assembleia Geral da UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses em representação da ASSASB – Associação dos Antigos Alunos dos Seminários Arquidiocesanos de Braga de que era também Presidente da Assembleia Geral.
A sessão de homenagem que teve lugar no passado dia 27 de Junho no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, no centro da cidade, integrou-se num programa que se iniciou com uma celebração da Eucaristia na capela de Santo António, padroeiro da cidade, presidida pelo venerando Monsenhor Agostinho Fernandes e terminou com um almoço numa aprazível casa de turismo rural, pertença de um antigo aluno dos seminários de Braga, o António Monteiro.
Estiveram presentes diversas individualidades e autoridades do concelho como o senhor vice-presidente da Câmara Municipal em representação do respectivo presidente, dois ex-governadores civis do distrito de Braga, académicos locais, alguns dos seus ex-alunos e, naturalmente, diversos elementos da sua família acompanhados da viúva e dos filhos.
A ASSASB esteve representada pelo presidente da Assembleia Geral e da Direcção, Manuel Domingos e Lima da Cruz, respectivamente, e por diversos outros elementos como José Amorim, Dias da Silva, Américo Soares, Leitão e António Monteiro. A UASP fez-se representar pelo vogal da Assembleia Geral António Pinheiro, presidente da Direcção da Associação dos Antigos Alunos Combonianos de Portugal.
Na sessão solene de homenagem falaram, entre outras personalidades, Lima da Cruz e António Pinheiro enaltecendo a figura e as qualidades do homenageado, recordando o seu percurso associativo e manifestando uma profunda gratidão pelos valiosos contributos por ele dados a ambas as associações.
O almoço estendeu-se pela tarde fora em ambiente muito descontraído tendo proporcionado momentos de convívio entre todos os antigos alunos presentes e que, por si só, compunham uma das mesas.
António Pinheiro